Whatsapp
Suporte ao Aluno - Manhã

65993074599

Whatsapp
Suporte ao Aluno - Tarde

65993085109

NOTÍCIA MOSTRAR TODAS

Instituto Saberes firma parceria com a AMM em prol de capacitação de bibliotecas municipais

Data: Sexta-feira, 19/09/2025 17:14
Fonte: Instituto Saberes

O Instituto Saberes firmou parceria com a Associação Mato-grossenses dos Municípios (AMM) para mobilizar prefeituras de todo estado a se inscreverem no Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso, cujo prazo de inscrição termina já no próximo dia 30 de setembro (inscreva-se aqui).

Em reunião, o coordenador de Comunicação da AMM, Hernandes da Cruz, se comprometeu a divulgar, via e-mail, prefeitos e gestores de bibliotecas. “Quando um município investe em leitura, ele investe em educação, cidadania e no futuro da sua população. Por isso, a AMM apoia com força o programa do Instituto Saberes”, asseverou.

Inclusive, Hernandes registrou que o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, apoia a causa. “Em Primavera do Leste, onde ele foi prefeito por dois mandatos, a leitura virou política pública. A cidade tem bibliotecas espalhadas por vários bairros e uma biblioteca modelo, inspirada nos melhores acervos do mundo”, contextualizou.

A presidente do Instituto Saberes, Lorena Boaventura, avaliou como muito positiva a parceria. "Ter apoio da AMM é sempre muito proveitoso, porque é uma forma de sensibilizar os municípios e a AMM sempre contribui com essa capilaridade em nosso Estado de porte continental e com essa comunicação direta".

O Programa tem como objetivo fortalecer o papel estratégico das bibliotecas públicas e comunitárias como espaços de democratização da leitura, da informação e da cultura, atendendo ao disposto na Lei nº 11.820/2022 – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB/MT).

As ações previstas incluem a realização de 4 cursos de qualificação em formato híbrido (EaD e encontros presenciais); eventos presenciais em polos regionais e na capital; consultorias técnicas especializadas; e imersões em bibliotecas públicas e comunitárias.
Participou também da reunião a coordenadora financeira Lois Lene Bento de Souza. Posteriormente, as representantes do Instituto Saberes se reuniram com os técnicos da AMM responsáveis pela mobilização dos gestores municipais.