O Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso oferecerá, a partir desta sexta-feira (16), plantões técnicos para a Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), conduzidos por ninguém menos que Renata Costa, uma das maiores referências nacionais na área.
O primeiro encontro, nesta sexta, será às 8h30 (horário de Cuiabá/MT), por meio do Google Meet. O link de acesso será enviado diretamente aos alunos participantes do programa. Os interessados podem sanar dúvidas pelos telefones (65) 99307-4599 (manhã) e (65) 99308-5109 (tarde).
A iniciativa, disponível para os 112 municípios cadastrados no programa, disponibiliza acompanhamento técnico especializado, orientação prática e escuta qualificada para transformar os planos municipais em políticas públicas vivas, estruturantes e duradouras.
Os plantões serão realizados todas as sextas-feiras, até o mês de março, em encontros on-line voltados para gestores, bibliotecários e agentes culturais. A proposta é que os representantes dos municípios participantes avaliem sobre suas realidades locais, desafios e potencialidades no campo das políticas públicas do livro e da leitura.
Durante os plantões, Renata Costa abordará as seguintes temáticas: políticas públicas já existentes ou em construção; as principais etapas para elaboração do PMLLLB; e as estratégias para implementação e execução efetiva do plano, após sua aprovação.
Os participantes vivenciarão uma dinâmica especial, com orientação prática, troca de experiências entre os municípios e apoio técnico qualificado, fortalecendo redes e ampliando a capacidade de atuação local.
Mais sobre Renata Costa
Com quase 30 anos de atuação no setor livreiro e editorial, Renata Costa é reconhecida nacionalmente por sua trajetória no campo das políticas públicas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas.
Entre suas experiências, Renata foi secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), entre 2017 e 2019; coordenou o Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro; atuou como curadora de projetos literários do SESI; foi avaliadora da Festa Literária das Periferias (FLUP); assessorou o Estado de Mato Grosso na implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, aprovado pela Lei nº 11.820/2022; foi consultora no mapeamento dos Planos de Leitura nos estados e municípios brasileiros, iniciativa da Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos; e atuou como consultora do curso “Planos de Leitura em Ação nos Territórios”, do Itaú Social.
“Renata Costa é uma referência nacional quando falamos de políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Para nós, é uma grande alegria tê-la prestando consultoria aos municípios mato-grossenses. Mato Grosso segue avançando”, destaca Carlos Santos, coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.
“Com a chegada dos plantões técnicos e a participação de uma autoridade nacional como Renata Costa, Mato Grosso reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à leitura, o fortalecimento das bibliotecas públicas e a consolidação de políticas públicas que transformam vidas e territórios“, contextualizou Lorena Boaventura, presidente do Instituto Saberes.
Sobre o programa
O Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso é promovido pelo Instituto Saberes, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, por meio do Edital nº 14/2024/SECEL/MT – Formação Técnica de Auxiliar de Bibliotecas – PNAB Ciclo I.
Mais informações pelo site www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br e pelos perfis @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.