A advogada Loureny de Arruda Ribeiro assume o cargo, com o compromisso de garantir transparência, escuta ativa e respeito aos participantes da formação
O Programa Saberes para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso implantou oficialmente um serviço de Ouvidoria, importante canal de comunicação direta entre os seus participantes e a sociedade em geral e a gestão da iniciativa.
A Ouvidoria será coordenada pela advogada Loureny de Arruda Ribeiro de Jesus Ferreira, profissional com ampla experiência na área jurídica e administrativa, reconhecida por sua atuação ética e compromisso com a legislação. Sua nomeação reforça o compromisso do Instituto Saberes - organização da sociedade civil que desenvolve a capacitação - com a transparência, a escuta qualificada e a melhoria contínua da gestão do programa.
O novo espaço de escuta está disponível para registrar sugestões, elogios, reclamações, denúncias, solicitações de informação e dúvidas relacionadas às ações e atividades do Programa de Capacitação de Bibliotecas de Mato Grosso. O atendimento é sigiloso, acolhedor e comprometido com a ética e a resposta a cada demanda apresentada.
Os canais de atendimento da Ouvidoria são: Telefone/WhatsApp: (66) 99221-6910 e e-mail: ouvidoria.capacitabibliotecasmt@gmail.com
Compromisso institucional
Segundo a gestão do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso, “a criação da Ouvidoria marca um avanço institucional significativo para o Instituto Saberes, que atua em todo o Estado com ações voltadas à formação, fortalecimento das bibliotecas públicas e comunitárias, e incentivo ao livro, à leitura e à literatura”.
A proposta do novo espaço é ampliar o diálogo com gestores, bibliotecários, mediadores de leitura, professores e alunos inscritos nas formações do programa, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nos processos de decisão e aprimoramento das atividades.
“Nosso papel é ouvir com atenção, encaminhar com responsabilidade e devolver respostas que promovam soluções e aprendizado institucional. A cultura se fortalece quando há participação e diálogo”, contextualizou a ouvidora Loureny Ferreira.
O resultado esperado é a participação mais ativa dos inscritos na construção do programa, de forma que suas perspectivas ajudem a aprimorar o processo formativo e a qualidade dos serviços prestados.
Sobre o programa
O Programa Saberes para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso é realizado pelo Instituto Saberes, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e com o Sistema Estadual, a partir da seleção no Edital nº 14/2024 – Formação Técnica de Auxiliar de Bibliotecas, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB Ciclo I), com recursos do Ministério da Cultura / Governo Federal.
Mais informações, pelo site www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br e pelos perfis @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.