Apenas quatro municípios mato-grossenses, dentre os 142, têm implantado o Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e um dos objetivos do Plano Estadual de Mato Grosso é, com uma iniciativa direta, sensibilizar mais 40 cidades para a criação de tal normativa que norteia muitas das atuações públicas na Educação e na Cultura.
Esse é apenas um dos resultados esperados do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso, proposto pelo Instituto Saberes, que está em fase de planejamento e organização. O projeto visa a capacitar profissionais que atuem em bibliotecas públicas, gestores municipais e agentes culturais do Estado de Mato Grosso, e é realizado mediante parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, a partir da seleção em chamamento público.
Desde o início de julho, a equipe do Instituto Saberes tem desenvolvido etapas como reuniões, contratação de equipe, levantamento de dados, demandas e logística, com destaque para a reunião realizada já no fim do mês passado com o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, Carlos Alberto de Assunção Santos.
A ideia foi alinhar o conteúdo programático dos quatro cursos híbridos a serem oferecidos gratuitamente a partir de outubro, com inscrições abertas para trabalhadores de bibliotecas e gestores da Educação e da Cultura já no mês de setembro.
O coordenador, durante a reunião, destacou a importância da implantação desse programa, especialmente para sensibilizar bibliotecários e gestores públicos para a necessidade de elaborar e trilhar os caminhos de implantação do PMLLLB nos respectivos municípios.
"O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso entende que, ao longo das concessões das políticas públicas dentro do Estado, sempre visava a formação de seus gestores. As bibliotecas públicas de Mato Grosso estão carentes dessa formação. E a partir do Plano Municipal, podemos gerar um planejamento voltado para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas dentro dos municípios. O Estado tem o braço para iniciar esse processo, mas o município tem que dar continuidade com o corpo presente das necessidades específicas e público alvo.
O Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto Saberes, pretende alcançar esse e outros objetivos, contribuindo para a implementação de políticas públicas, projetos de mediação da leitura e, principalmente, capacitação de agentes culturais.
A formação, realizada em quatro cursos, com carga horária EAD e presencial, atende ao Edital de Chamamento Público nº 14/2024/Secel/MT, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).